As certificações e acreditações hospitalares são padrões que estabelecem um modelo de gestão, que busca promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. A instituição de saúde que recebe essa acreditação em qualidade e gestão tem superioridade competitiva sobre as demais organizações não credenciadas. A relevância deste processo é marcada também pelo dia 9 de junho, onde celebra-se o Dia Internacional da Acreditação.
O processo de acreditação estimula a instituição de saúde a manter-se atualizada e mais preparada para alcançar resultados satisfatórios, garantindo uma assistência de qualidade, com segurança e eficiência. Por precisar passar por várias exigências para ser acreditada, a entidade torna-se mais reconhecida no setor da saúde. São diversas vantagens provenientes da acreditação, sendo as principais a melhoria na gestão e a assistência do paciente. Por meio da acreditação hospitalar, a organização consegue detalhar um diagnóstico claro a respeito do desempenho de seus processos, incluindo atividades administrativas e o cuidado com o usuário. A certificação melhora a reputação e a confiança nas entidades de saúde.
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) faz certificações em diferentes níveis, permitindo avaliar a melhoria contínua na gestão de processos das instituições de saúde. A Entidade pode ser acreditada ONA em três níveis:
Nível 1 – Acreditado: São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais e a organização de saúde deve cumprir os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. O certificado é válido por dois anos.
Nível 2 – Acreditado Pleno: Além dos padrões de qualidade e segurança, a entidade precisa ter um bom desempenho de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. O certificado é válido por dois anos.
Nível 3 – Acreditado com Excelência: Além da avaliação dos níveis 1 e 2, esta acreditação engloba a excelência em gestão, comportando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. É exigência dessa categoria que haja provas do uso da tecnologia da informação em prol da segurança do paciente. O certificado é válido por três anos.
Além da ONA, outro programa é a Acreditação Qmentum International, criada no Canadá na década de 50 e presente em todos os continentes. A metodologia orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança na área de saúde e é aplicada no Brasil pelo IQG por meio da Joint Venture com o HSO – Health Standards Organization. A parceria IQG/HSO é a porta de entrada das instituições de saúde brasileiras para acessarem padrões internacionais/globais de excelência e inovação, com oportunidades únicas de troca de melhores práticas.
Os padrões de excelência da Qmentum International IQG são utilizados como meio de assegurar a liderança dos serviços acreditados. É um instrumento estratégico para suportar a excelência e alinhamento das diferentes regulamentações. Além disso, promove a convergência tecnológica e fornece procedimentos e ferramentas eficientes. Atualmente, no Brasil, essa metodologia já foi aplicada em mais de 200 instituições de saúde.
Além deles, temos também a acreditação Joint Commission International (JCI), organização não governamental que atua em mais de 100 países. Os critérios de avaliação incluem cuidados com os pacientes e familiares, obtenção de indicadores internacionais de segurança, prevenção e controle de infecções, gerenciamento de medicamentos e das informações hospitalares e capacitação dos recursos humanos.
A Acreditação da ONA, a Joint Commission International (JCI) e a Acreditação Qmentum International IQG são voluntárias (a organização de saúde que decide fazer), periódicas (de acordo com a validade do certificado) e reservadas (as informações da instituição não são divulgadas).
Os motivos para participar e obter acreditação vão muito além de um certificado. Seja para fomentar iniciativas de melhoria de qualidade nos serviços de saúde ou como elemento estratégico os resultados são ótimos, pois garante a segurança dos pacientes e profissionais, desenvolve e aprimora o RH, aperfeiçoa a utilização de recursos e aumenta a eficiência no atendimento. Fatores importantes para a constante melhoria e credibilidade da instituição de saúde.
E na sua instituição de trabalho, as certificações fazem parte do planejamento estratégico e protocolos diários de gestão e atendimento?
Sergio Labb
Diretor-presidente da Vita Care