Antes de falarmos sobre a importância de uma empresa estar em conformidade, precisamos entender, primeiro, o significado de compliance. “Compliance é um conjunto de regras e normativas estabelecidas pelas empresas que levam a inibir quaisquer ações ou condutas que possam permitir atos de corrupção interna e externa. Este conjunto de regras visa dar mais valor e credibilidade às empresas que praticam seu código de conduta à risca”, explica Cezar Leme, Diretor de Novos Negócios da Vita Care.
A prática, que já é comum nos Estados Unidos há muitas décadas, começou a se popularizar no Brasil após inúmeros escândalos de corrupção envolvendo empresas públicas e privadas, em 2014. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) aprovada em 2018, o compliance ganhou cada vez mais notoriedade nas empresas. Com isso, as organizações brasileiras passaram a se basear nas condutas norte-americanas e, assim, conquistaram mais espaço no mercado internacional.
A importância de estar em compliance vai além da economia para a empresa ao evitar multas e indenizações. A prática também melhora a qualidade no atendimento e aumenta a vantagem competitiva em seu mercado. “As empresas praticam o compliance para gerar transparência de conduta ética dentro dos valores que parceiros de negócios esperam, em outras palavras, para gerar valor à empresa e aos negócios que ela conduz. Isso faz com que os clientes estejam cientes de que a empresa trabalha para evitar qualquer tipo de conduta que permita atos de corrupção ativa ou passiva”, complementa Cezar.
As instituições de saúde também precisam obedecer a padrões, regulamentos e leis –– federais, estaduais e municipais –– e a violação dessas leis pode resultar em processos judiciais, multas robustas e até perda de licenças.
A conformidade no setor hospitalar também engloba fornecer cuidados ao paciente de maneira segura e de alta qualidade. O cumprimento dos padrões e regulamentações do setor ajuda organizações de saúde a continuarem melhorando a competitividade e a qualidade do atendimento.
Além disso, as desvantagens da falta de conformidade em saúde são ainda maiores do que em outros setores. Se um médico ou enfermeiro não seguir o procedimento adequado, por exemplo, ele pode colocar em risco um paciente ou outro membro da equipe.
Compliance e a Vita Care
As organizações de saúde só podem manter a conformidade quando cada membro da equipe assume a responsabilidade de seguir os procedimentos e regulamentos. É por isso que a Vita Care criou seu próprio código de conduta e, assim, atender a seus clientes e fornecedores com mais qualidade e responsabilidade.
“Além de regular como os colaboradores devem agir ativamente e passivamente em todas as tarefas do dia a dia, o código de conduta estende as regras a todos os fornecedores e clientes com os quais a Vita Care estabelece relação comercial”, lembra Cezar. Este código de conduta é explicado em detalhes a todos os colaboradores da empresa e compartilhado de maneira ativa a clientes e fornecedores, que reúne os seguintes temas:
· Transparência de conduta perante o mercado em que atua;
· Vantagem competitiva em relação à concorrência;
· Atração de investidores e investimentos;
· Identificação de riscos e prevenção de problemas;
· Ganho de credibilidade;
· Melhoria da eficiência e qualidade dos serviços/produtos;
· Aumento da governança corporativa;
· Consolidação de uma cultura organizacional;
· Sustentabilidade;
· Correção efetiva de não-conformidades.
Importância de uma empresa estar em compliance
Cezar lembra que “a importância do compliance é global. Empresas no mundo todo só realizam transações com empresas que o pratiquem, pois isso gera o ciclo virtuoso ideal para evitar toda e qualquer forma ilegal de prática de negócios”. Desse modo, as organizações de saúde desenvolvem uma cultura de responsabilidade que se espalha por toda a organização, ajudando cada membro da equipe a tomar conhecimento do porquê de a conformidade ser tão significativa.
Portanto, uma empresa em conformidade precisará continuamente revisar, auditar, treinar e conduzir investigações sobre alegações ou mesmo a aparência de impropriedade ou fraude. A conformidade é tarefa de todos. Do funcionário à gerência e ao CEO. Se os funcionários ou pacientes não virem, sentirem e acreditarem que as práticas de compliance são essenciais para a prestação de cuidados de qualidade, seu hospital tem mais chances de receber uma denúncia e / ou ação judicial.
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