Diagnóstico por imagem: um importante aliado da medicina

Avanço tecnológico proporcionou precisão no diagnóstico de problemas de saúde e assertividade no tratamento

Por

Descobrir doenças apenas através de sintomas e sinais do paciente. Esta foi a rotina dos profissionais de medicina durante séculos ao longo da evolução da humanidade.

Certamente, um sem número de médicos deve ter pensado que se pudesse “enxergar” dentro dos pacientes de maneira ampla e profunda seria muito mais fácil entender qual era o problema que o paciente estava relatando e o que ele estava sentido. Mais fácil ainda seria bater o martelo para definir um diagnóstico e recomendar um tratamento realmente eficiente.

Esse quadro começou a mudar por volta de 1895, com o surgimento da Radiologia, por intermédio dos experimentos do físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen. A Tomografia Computadorizada teve início em 1972, através de Ambrose e Hounsfied. A Ressonância Magnética demorou um pouco mais: somente por volta de 1980.

Passado tanto tempo, é praticamente impensável considerar a medicina sem o auxílio das imagens, uma vez que o desenvolvimento tecnológico se consolidou como um aliado em todas as ciências.


Diagnóstico por imagem
Os exames de imagem consistem em uma forma não invasiva de visualizar estruturas internas do corpo humano em diferentes posições, formatos e cortes através de dispositivos modernos. Eles também se notabilizam por proporcionarem redução de custos e ganho de tempo para os pacientes e equipes médicas, pois fica muito mais fácil recomendar o tratamento adequado e no momento certo diante de uma gama de informações precisas e de alta relevância.

Entre os benefícios dos exames de imagem figuram os diagnósticos precoces para diversos tipos de doenças e problemas de saúde. Nessa lista entram também as possibilidades de análises detalhadas de estruturas e órgãos afetados, o planejamento de intervenções cirúrgicas, tratamentos mais assertivos, acompanhamento detalhado da evolução destes e menos riscos para os pacientes.

Detecção de doenças
As imagens oriundas dos diversos tipos de exames podem revelar, por exemplo, a existência de uma massa tumoral, uma menor atividade dos tecidos da região avaliada ou pontos obscuros e inconclusivos.


Acompanhamento de tratamentos
No caso de acompanhamento de doenças crônicas, os exemplos de aplicação mais recorrentes dizem respeito a confirmação de cura ou avaliação do resultado de uma intervenção cirúrgica.


Os exames mais aplicados
As aplicações e recomendações clínicas para a realização dos exames de imagem são variadas. Isso acontece porque cada tecnologia possui finalidades específicas.

Entre os tipos de exames de imagem mais comumente usados estão a Densitometria Óssea, a Tomografia, a Mamografia, a Radiografia (Raio-X), a Ressonância Magnética e a Ultrassonografia.

Densitometria Óssea
É um exame que mensura a força e arquitetura dos ossos através da densidade mineral. É muito empregado para casos de suspeita de osteopenia, apontada como um primeiro estágio da osteoporose.

Tomografia
É indicada para detectar distúrbios cerebrais, como acidente vascular encefálico, doenças neurológicas (epilepsia, neurocisticercose etc.) ou traumatismo craniano.

Mamografia
A Mamografia é aplicada para observar a densidade das mamas, possibilitando a identificação de tumores nessa região em diversos estágios.

Radiografia (Raio-X)
Este exame pode ser aplicado em diversas partes do corpo. É muito utilizado em traumas, como fraturas, por exemplo, para avaliar a gravidade da lesão. A opacidade e densidade dos tecidos é um dos principais fatores de avaliação.

Ressonância Magnética
Tido como um dos exames mais complexos, é realizado com base na formação dos tecidos biológicos. O equipamento realiza um rastreamento dos tecidos neurais, que serão comparados para observar um padrão anormal de células na estrutura analisada.

Ultrassonografia
Também conhecido como ecografia, é um exame que gera imagens em tempo real de qualquer órgão ou tecido do corpo.


Soluções de alta qualidade
Há 20 anos representando e distribuindo produtos e equipamentos de alta qualidade, para que hospitais, clínicas e demais entidades hospitalares possam oferecer um atendimento humanizado e acolhedor a seus pacientes, a Vita Care também possui em seu vasto portfólio soluções de diagnóstico por imagem.

Entre eles destacam-se os mamógrafos dotados da tecnologia DBT (Tomossíntese Digital de mama), que são capazes de realizar uma varredura na mama sobre um arco de 30 graus. “Esta tecnologia permite que uma série de imagens de Raio-X sejam produzidas, criando uma imagem 3D que mostra em detalhes as estruturas do tecido mamário”, explica Cezar Leme, Diretor de Novos Negócios da Vita Care.

Os aparelhos de Raio-X portáteis também fazem parte das soluções ofertadas pela empresa. “Estes equipamentos são bastante indicados para casos de emergência ou internações em UTI”, pontua Leme, reforçando que estes aparelhos dispensam a necessidade de deslocamento dos pacientes, o que gera menos riscos e ganho de tempo para as equipes médicas.

Clique aqui para falar com a equipe da Vita Care e conhecer todas as opções em diagnóstico por imagem disponíveis.

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

RECOMENDADAS PARA VOCÊ